17 abril, 2006

Marisa, Chico e iPod

Marisa Monte é símblo do que há de mais moderno na MPB. É concreta, é tribalista.

Chico Buarque é clássico. Mestre das canções de protesto e das vozes femininas. Maior ícone vivo da MPB.

iPod é a mais recente revolução na indústria fonográfica. Um aparelhinho do tamanho de um celular que permite armazenar até 15.000 músicas, além de fotos e vídeos, tudo em formato eletrônico. Será responsável pela aposentadoria do compact disc, o popular CD.

Marisa lançou, no mês passado os seus mais novos trabalhos. Trata-se dos discos Infinito Particular e Universo ao Meu Redor, ambos lançado pela gravadora EMI.

Chico apresentará, mês que vem, o seu primeiro disco de inéditas desde 1998. Carioca é também a sua estréia na Biscoito Fino.

Os dois discos recentes de Marisa possuem um sistema anti-parataria que não permitem que as músicas sejam passadas para um iPod. Ao menos não em um primeiro momento, já que qualquer leigo é capaz de driblar a tal proteção.

Por sua vez, a Biscoito Fino anunciou que o novo disco de Chico não trará qualquer impedimento em relação a iPod.

E aí, quem é "clássico" e quem é "moderno"?


p.s.: Para ter os discos de Marisa no iPod basta fazer um cópia, sendo que o próprio dispositivo permite que se faça até 3. Pronto. A cópia transita facilmente por iTunes, iPod, Media Player, etc.

3 comentários:

carolina disse...

O lance é ouvir mombojó, que já deixam todas as músicas no próprio site, e lança depois o cd, tal arctic monkeys tupiniquins. o primeiro cd (nadadenovo) é muito bom e vale a pena baixar, o segundo está pra se lançado, com direito a tour em são paulo, grazie a dio(!), em maio.

(está tudo em www.mombojo.com.br)

tOk disse...

Talvez a EMI seja antiga e a Biscoito Fino, moderna?

Ahhhh.... sabe o que eu acho? Que as majors têm mais é que tomar na cara, mesmo.

Chega de monópolio da música!

Ah, tou revoltado mesmo (é que o sangue sobe quando falam nas majors)...

carolina disse...

ei, majors....